ILUSTRAÇÃO E CRIAÇÃO DE IMAGENS VETORIAIS - ADOBE ILUSTRADOR
em Design/Artes/ArquiteturaSobre este curso
EMENTA:
PT-BR">
Conceito de imagens
vetoriais e de bitmaps. História e versões do Adobe Illustrator. Recursos do
Adobe Illustrator. Configuração do projeto. Espaço de Trabalho. Caixa de
Ferramentas. Manipulando os Painéis. Ajuste da ordem dos painéis. Restauração da
configuração inicial. Salvamento e abertura de um projeto. Figuras geométricas.
Ferramenta Retângulo. Ferramenta Elipse. Ferramenta Polígono. Ferramenta
Estrela. Barra de Controle. Painel Transformar. Ferramenta Seleção. Movimentação,
rotação e redimensionamento de objetos. Preenchimento e contorno de objetos. Ferramenta
Zoom. Ferramenta Mão. Agrupamento e desagrupamento de objetos. Guias precisas e
guias inteligentes. Ferramenta Seleção direta. Deslocamento da posição dos
objetos. Painel Pathfinder para Combinação de formas. Importação de arquivos.
Configurações do projeto. Painel Símbolos. Alinhamento e Distribuição.
Ferramentas Borracha, Tesoura e Faca. Camadas ou Layers. Ferramenta Tipo.
Frases Independentes. Caixas de texto. Painel Caracter. Painel Parágrafo. Alteração
da cor de texto. Textos inseridos em formas e em contornos. Transformação de letras
minúsculas em maiúsculas. Divisão de textos em colunas. Criando envelopes.
Inserção de objetos em textos. Ferramenta Pincel. Painel Pincéis. Ferramenta
Pincel irregular. Criação de Pincel. Trace de Imagem para vetorização
automática. Varinha mágica. Ferramenta Malha. Ferramenta Laço. Seleção de pontos
de forma livre. Remoção de pontos da Ferramenta Malha. Ferramenta Balde de
tinta em tempo real. Modos de desenho. Ferramenta Caneta. Ponto âncora. Conversão
e propriedades de pontos de ancoragem. Vetorização. Organização em camadas. Ferramenta
Caneta para vetorização. Ajustes de contorno e preenchimento. Mesa
digitalizadora. Efeito 3D. Transformação de objeto 2D em 3D. Efeitos Extrusão, Bisel,
Revolução e Giro. Perspectiva linear. Ferramenta Grade de perspectiva. Inserção
de formas e objetos na perspectiva. Remoção da grade de perspectiva. Ferramenta
Gráfico de colunas. Alterando do tamanho, do tipo e dos dados de um gráfico. Máscaras.
Painel Transparência. Painel Máscara de opacidade (Canal Alfa). Ferramenta
Mesclagem. Expansão de objetos. Efeitos do Illustrator e do Photoshop. Painel
Aparência. Propriedades. Ordem das propriedades. Painel Estilos de gráfico. Galeria
de texturas. Edição de formas. Ferramentas Largura, Deformar, Redemoinho, Esvaziar,
Inflar, Guirlanda, Guirlanda, Vincar, Refletir, Alterar Forma, Construtor de
formas. Transformação de textos em curvas. Fechamento de arquivo. Exportação de
projetos para JPG/JPGE, Flash e Photoshop.
OBJETIVO:
PT-BR"> Ao término deste programa você será capaz de ilustrar impressos e outros
tipos de trabalhos gráficos digitais por meio do Adobe Illustrator, sendo capaz
de produzir imagens vetoriais desenhando à mão livre, integrando o trabalho de
ilustração a outras ferramentas como o Photoshop e o Flash.
mso-fareast-language:PT-BR">
PT-BR">COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
PT-BR">
PT-BR">UNIDADE I – CONHECENDO O ADOBE ILLUSTRATOR
PT-BR">
·
mso-fareast-language:PT-BR">Entender a estrutura do Illustrator, utilizando
suas ferramentas básicas para criação de figuras geométricas.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Selecionar, editar, mover, preencher, contornar e agrupar
objetos, com e sem a ajuda das guias de régua.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Sobrepor e combinar objetos no Illustrator.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Lidar com arquivos de projetos, painéis e textos.
mso-fareast-language:PT-BR">
UNIDADE II – CAMADAS, CORTES,
TEXTOS, CORES E DESENHO NO ILLUSTRATOR
·
mso-fareast-language:PT-BR">Trabalhar com camadas e ferramentas de corte no
Illustrator.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Aplicar ferramentas de manipulação de textos ao
trabalho de ilustração digital.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Aplicar cores a objetos do Illustrator.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Desenhar à mão livre e vetorizar imagens no
Illustrator.
UNIDADE III – TRABALHANDO COM
OBJETOS 2D E 3D NO ILLUSTRATOR
·
mso-fareast-language:PT-BR">Manusear a ferramenta caneta e manipular os pontos
âncoras.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Aplicar efeitos 3D em objetos 2D, trabalhando com
perspectiva linear.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Construir gráficos, manipulando seus dados, tipos e
tamanhos.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Criar máscaras, aplicar transparências e máscaras
de opacidade (canal alfa).
UNIDADE IV – TRANSFORMAÇÃO DE
OBJETOS NO ILLUSTRATOR
mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">
·
mso-fareast-language:PT-BR">Manipular as ferramentas de mesclagem e expansão de
objetos, aplicando efeitos visuais no Illustrator e no Photoshop.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Utilizar o painel de aparência para visualizar e alterar
as propriedades, e o de estilos de gráficos para alterar texturas e outros
efeitos.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Aplicar as ferramentas de construção e edição de
formas.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Transformar textos em curvas para fechamento e
exportação do arquivo para o Photoshop e para o Flash.