QUALIDADE DO SOLO E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
em Meio AmbienteSobre este curso
EMENTA:
Conceituação e caracterização do solo. As propriedades do solo.Formação do solo. Classificação do solo. Qualidade do solo: conceitos e indicadores de qualidade. Fertilidade do solo e uso de fertilizantes. Solo e água: funções ecológicas e irrigação. Solos brasileiros. Degradação do solo. Recuperação de áreas degradadas. Manejo sustentável do solo. Indicadores ambientais no solo. Impactos ambientais das atividades urbanas e agrícolas sobre o solo. Clima e produção agrícola. Sistemas de preparo do solo na produção agrícola. Crescimento populacional, produtividade e ocupação do solo.
OBJETIVO: Este conteúdo proporciona uma formação aprofundada na área de qualidade e recuperação de solos, abordando temas teórico-práticos e atuais, estimulando estratégias inovadoras e diferenciadas na recuperação de áreas degradadas.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – Fundamentos sobre o solo
· Definir o conceituar e discernir sobre as principais características do solo.
· Identificar as propriedades do solo.
· Compreender a formação do solo em suas diversas etapas.
· Identificar os tipos de solo e sua classificação.
UNIDADE II– Qualidade do solo
· Aplicar os indicadores de qualidade para discernir sobre a qualidade do solo.
· Avaliar a fertilidade do solo e a necessidade de uso de fertilizantes, tomando cuidados e providências acerca dos impactos potenciais deste uso.
· Aplicar as técnicas de manejo da água no solo.
· Classificar e identificar as principais características dos solos brasileiros.
UNIDADE III – Degradação e recuperação do solo
· Identificar indícios de degradação do solo.
· Aplicar as técnicas de recuperação de áreas degradadas.
· Utilizar as formas de manejo sustentável do solo.
· Avaliar o nível de degradação do solo por meio de indicadores ambientais.
UNIDADE IV – Fatores externos e suas influencias no solo
· Avaliar os impactos ambientais das atividades urbanas e agrícolas sobre o solo.
· Identificar o efeito do clima sobre a produção agrícola.
· Analisar os sistemas de preparo na produção agrícola.
· Discernir sobre os efeitos do crescimento populacional e da produção de alimentos sobre a ocupação do solo.
Comentários (0)
