Sobre este curso
EMENTA:
Repertório musical: evolução e contextos sociais. Melodia, harmonia, ritmo e timbre. Gêneros musicais, suas características e origens, diversificação musical. Análise Musical e Interpretação, metodologia, ferramentas e técnicas, decisões interpretativas, performance. Diferentes repertórios musicais. Papel da música na sociedade. Músicasde protesto ou expressão de grupos marginalizados. Repertório musical adaptado. Representatividade e diversidade no repertório musical. Mulheres na música, desafiando estereótipos e preconceitos. Herança cultural indígena e afrodescendente. Diversidade e inclusão em ambientes educativos e performático.
OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências relacionadas ao repertório musical e sua interpretação, permitindo que eles expandam seu conhecimento sobre diferentes gêneros musicais e aprimorem suas habilidades de análise e performance.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CONTEXTO E EVOLUÇÃO DO REPERTÓRIO MUSICAL
· Compreender a evolução do repertório musical ao longo da história e sua relação com os contextos sociais e culturais.
· Identificar os elementos fundamentais da música: melodia, harmonia, ritmo e timbre.
· Reconhecer e diferenciar os principais gêneros musicais, suas características e origens.
· Entender a relevância de um repertório diversificado para o desenvolvimento profissional de um músico.
UNIDADE II – ANÁLISE MUSICAL E INTERPRETAÇÃO
· Entender a finalidade e as técnicas fundamentais utilizadas na análise musical para uma avaliação aprofundada de obras musicais.
· Utilizar ferramentas e técnicas básicas para a análise de obras musicais.
· Compreender como a análise musical pode enriquecer a interpretação de uma peça.
· Aplicar conceitos de análise musical para tomar decisões interpretativas em uma performance.
UNIDADE III –REPERTÓRIO MUSICAL E CONTEXTO CULTURAL
· Relacionar diferentes repertórios musicais com suas respectivas identidades e contextos culturais.
· Discernir sobre o papel da música na sociedade e como ela influencia e é influenciada por contextos sociais.
· Avaliar músicas que surgiram como formas de protesto ou expressão de grupos marginalizados.
· Entender como o repertório musical é adaptado e reinterpretado em diferentes contextos culturais.
UNIDADE IV –DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO REPERTÓRIO MUSICAL
· Discernir sobre a importância da representatividade e da diversidade no repertóriomusical.
· Valorizar as contribuições de mulheres na música, desafiando estereótipos e preconceitos.
· Identificar repertórios musicais que valorizem a herança cultural indígena e afrodescendente.
· Discernir sobre os critérios para escolha de repertórios musicais que promovam diversidade e inclusão em ambientes educativos e performáticos.
Comentários (0)
