ROTEIRO E DIREÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS
em Tecnologia da InformaçãoSobre este curso
EMENTA:
Roteiros e mídias digitais: conceituação, definições e características. Criação de roteiro, processos de produção de ideias, estratégia criativa, técnicas e ferramentas. Roteiro e produção audiovisual. Storytelling no marketing, conceitos e narrativas. Estratégias de audiência. Produção de conteúdo para web. Ambiente digital e suas narrativas. Papel estratégico do storytelling, formatos e técnicas. Discussão dos impactos das narrativas impactantes e envolventes no ambiente digital.
OBJETIVO: Este conteúdo visa levar o estudante a compreender o papel dos roteiros e mídias digitais na produção de conteúdo audiovisual e para web, destacando as técnicas e ferramentas utilizadas na criação de roteiros e narrativas envolventes.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – MODELOS DE ROTEIRO DE MÍDIAS DIGITAIS
· Definir a conceituação de roteiro, entendendo suas características, elementos essenciais e diferenças em relação a outros termos relacionados ao audiovisual.
· Entender o roteiro como ferramenta fundamental para a realização audiovisual.
· Utilizar a formatação técnica do roteiro e os diferentes modelos existentes, analisando normas e padrões para sua apresentação.
· Aplicar os diferentes modelos de roteiro na comunicação de organizações, discernindo sobre a importância do roteiro na criação de conteúdos que transmitam mensagens claras e objetivas para diferentes públicos-alvo.
UNIDADE II – A CRIAÇÃO DO ROTEIRO DE MÍDIAS DIGITAIS
· Seguir os passos para a criação de um roteiro, compreendendo desde a concepção da ideia até a finalização do texto.
· Aplicar o processo de produção de ideias para a criação de um roteiro, abordando técnicas e ferramentas para estimular a criatividade e a geração de novas ideias.
· Discernir sobre o papel do repertório como estratégia criativa na produção de roteiros, analisando técnicas e ferramentas para ampliar e enriquecer o repertório do roteirista.
· Aplicar o roteiro na produção audiovisual, desde a pré-produção até a finalização do produto final.
UNIDADE III – O STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING
· Definir os conceitos de storytelling e sua aplicação em diferentes contextos, como a publicidade, o cinema,a literatura e as organizações.
· Aplicar as técnicas narrativas para o desenvolvimento de roteiros, destacando as estratégias para criar histórias que conectem emocionalmente com a audiência.
· Discernir sobre as estratégias de conquista de audiências na era da hiperconectividade.
· Utilizar o storytelling no marketing, com destaque para as estratégias narrativas na criação das campanhas publicitárias efetivas.
UNIDADE IV – O STORYTELLING COMO TÉCNICA PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NA WEB
· Aplicar as narrativas no ambiente digital e como elas são utilizadas para engajar o público e promover a comunicação.
· Discernir sobre o papel estratégico do storytelling na comunicação, entendendo como ele pode ser utilizado para promover a conexão emocional com a audiência.
· Entender como o storytelling é aplicado nos diferentes formatos virtuais.
· Compreender as técnicas de storytelling para geração de conteúdo da web, entendendo como elas podem ser utilizadas para criar narrativas envolventes e impactantes no ambiente digital.
Comentários (0)
