Sobre este curso
EMENTA:
Organização e funcionamento básico de um porto. Áreas de risco. Padrões de acidentes portuários. Leis e normas regulamentadoras. Agentes de risco associados à operação portuária. EPIs adequados para diferentes tarefas portuárias. EPCs na prevenção de acidentes. Manutenção de equipamentos. Protocolos eficazes para situações de emergência. Descarte de substâncias perigosas. Segurança nas operações de carga e descarga. Sistemas claros de sinalização e comunicação. Treinamentos e campanhas de sensibilização. Análises pós-acidente. Ergonomia. Melhoria na segurança portuária.
OBJETIVO: Este conteúdo visa habilitar os profissionais a compreender e implementar medidas e práticas de segurança eficazes em ambientes portuários, focando na prevenção de acidentes, promoção da saúde ocupacional e criação de uma cultura de segurança robusta e contínua.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE SEGURANÇA PORTUÁRIA
· Entender a organização e o funcionamento básico de um porto, enfatizando as áreas de potencial risco.
· Identificar causas comuns e padrões de acidentes portuários.
· Interpretar as principais leis e normas regulamentadoras relacionadas à segurança em portos.
· Identificar os principais agentes de risco associados à operação portuária.
UNIDADE II –EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EM PORTOS
· Selecionar e utilizar corretamente os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados para diferentes tarefas portuárias.
· Reconhecer a importância e aplicação dos EPCs(Equipamentos de Proteção Coletiva) na prevenção de acidentes em atividades portuárias.
· Estabelecer, executar e avaliar rotinas de verificação e manutenção de equipamentos portuários de modo a garantir sua operação segura.
· Promover treinamentos frequentes para assegurar o uso correto e seguro dos equipamentos de proteção no ambiente portuário.
UNIDADE III –PROCEDIMENTOS E PROTOCOLOS DE SEGURANÇAEM PORTOS
· Desenvolver e implementar protocolos eficazes para emergências em portos.
· Implementar procedimentos seguros para manuseio e descarte de substâncias perigosas no ambiente portuário.
· Garantir a segurança nas operações de carga e descarga em portos, minimizando riscos.
· Estabelecer sistemas claros de sinalização e comunicação para prevenir acidentes na ambiência e infraestrutura portuária.
UNIDADE IV – CULTURA E PROMOÇÃO DA SEGURANÇA PORTUÁRIA
· Promover o comportamento ea mentalidade de segurança através da realização de treinamentos e campanhas de sensibilização nos staffs portuários.
· Realizar análises pós-acidente para identificar causas e desenvolver estratégias de prevenção no ambiente e nas atividades portuárias.
· Promover a saúde dos trabalhadores através da identificação e correção de riscos ergonômicos nas atividades portuárias.
· Implementar processos de avaliação regular para identificar áreas de melhoria na segurança portuária.
Comentários (0)
