Sobre este curso
EMENTA:
Eletricidade de baixa potência: Riscos em instalações e serviços com eletricidade;Técnicas de Análise de Risco;Medidas de Controle do Risco Elétrico;Normas Técnicas Brasileiras – NBR da ABNT: NBR-5410, NBR 14039 e outras;Regulamentações do MTE;Equipamentos de proteção coletiva;Equipamentos de proteção individual;Rotinas de trabalho – Procedimentos;Documentação de instalações elétricas;Riscos adicionais;Proteção e combate a incêndios;Acidentes de origem elétrica;Primeiros socorros;Responsabilidades.Eletricidade de alta tensão: Organização do Sistema Elétrico de Potência – SEP;Organização do trabalho;Aspectos comportamentais;Condições impeditivas para serviços; Riscos típicos no SEP e sua prevenção; Técnicas de análise de Risco no SEP;Procedimentos de trabalho – análise e discussão;Técnicas de trabalho sob tensão; Equipamentos e ferramentas de trabalho (escolha, uso, conservação, verificação, ensaios);Sistemas de proteção coletiva;Equipamentos de proteção individual;Posturas e vestuários de trabalho;Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos;Sinalização e isolamento de áreas de trabalho; Liberação de instalação para serviço e para operação e uso;Treinamento em técnicas de remoção, atendimento, transporte de acidentados;Acidentes típicos– Análise, discussão, medidas de proteção;Responsabilidades.
OBJETIVO: Este componente curricular tem por objetivo capacitar profissionais de segurança do trabalho e de áreas como engenharia elétrica e eletrotécnica, a trabalhar com instalações elétricas de baixa e de alta tensão com segurança, de acordo com as normas técnicas (NBR) da ABNT e as normas regulamentadoras do MTE, em especial, a NR-10, que regulamenta o trabalho com eletricidade.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I –SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: FUNDAMENTOS E REGULAMENTAÇÃO
· Identificar riscos em instalações e serviços com eletricidade.
· Aplicar as técnicas de análise de riscos em instalações elétricas, avaliando as medidas de controle do risco elétrico.
· Identificar e aplicar as Normas Técnicas Brasileiras – NBR da ABNT: NBR-5410, NBR 14039 e outras; à segurança em instalações elétricas.
· Compreender a sistematização e a aplicabilidade da Norma RegulamentadoraNR10 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
UNIDADE II –SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO
· Aplicar os equipamentos de proteção coletiva (EPCs) e os equipamentos de proteção individual (EPIs) ao contexto ambiental de uma instalação elétrica de baixa tensão.
· Documentar rotinas de trabalho eprocedimentos de segurança em instalações elétricas de baixa tensão.
· Aplicar as técnicas e equipamentos de proteção e combate a incêndios em instalações elétricas de baixa tensão.
· Analisar os tipos de acidentes de origem elétrica, aplicando técnicas específicas de primeiros socorros, apurando as responsabilidades.
UNIDADE III –SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE ALTA TENSÃO: O TRABALHO E O TRABALHADOR
· Entender a organização do Sistema Elétrico de Potência - SEP, diferenciando suas características em relação ao sistema de baixa tensão.
· Sistematizar a organização do trabalho em instalações de alta tensão, considerando os aspectos comportamentais e as condições impeditivas para serviços.
· Analisar e avaliar os riscos típicos no SEP (Sistema Elétrico de Potência),aplicandomedidas de prevenção contra acidentes.
· Realizar procedimentos e atividades em instalações de alta tensão, aplicando os equipamentos, ferramentas e vestuário de trabalho adequados.
UNIDADE IV –SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE ALTA TENSÃO: ASPECTOS GERENCIAIS E AMBIENTAIS
· Aplicar técnicas e equipamentos de segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos, no contexto do trabalho com eletricidade de alta tensão.
· Sinalização e isolamento de áreas de trabalho em instalações elétricas de alta tensão.
· Capacitar trabalhadores para liberação de serviço, operação e uso.
· Aplicartécnicas de remoção, atendimento e transporte de acidentados.
Comentários (0)
