Sobre este curso
EMENTA:
Segurança do Trabalho. Normas Regulamentadoras. Doenças Ocupacionais. História da Química. Leis fundamentais da Química. Tabela Periódica. Elementos químicos. Eletroquímica. Radioatividade. Desintegração radioativa. Interação da radiação com a matéria. Decaimento radioativo. Radiação Ionizante e Não-ionizante. Efeitos biológicos. Detecção. Trabalho com radiação.
OBJETIVO:Ao finalizar esta disciplina o estudante irá reconhecer as funções laborais expostas à radioatividade e suas práticas de segurança preventiva e combativa, de maneira a construir um conhecimento sólido e baseado nos princípios da físico-química e biossegurança aplicadas à segurança do trabalho.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO NO DIA A DIA DO TRABALHO
· Definir conceitos básicos sobre radiação e radioatividade, entendendo sua aplicabilidade e periculosidade.
· Identificar locais, plantas industriais e equipamentos onde a radioatividade se encontra presente na aplicação produtiva.
· Aplicar as normas regulamentadoras brasileiras e internacionais atinentes ao trabalho com radioatividade.
· Classificar e entender os tipos de doenças ocupacionais mais comuns ocasionadas pela exposição prolongada aos efeitos da radioatividade.
UNIDADE II – A QUÍMICA DA RADIOATIVIDADE
· Entender os fenômenos radioativos à luz das leis fundamentais da química.
· Identificar os elementos químicos radioativos e suas características com base na Tabela Periódica.
· Compreender as técnicas de identificação dos elementos químicos radioativos sob a perspectiva da eletroquímica.
· Avaliar o risco de explosões e acidentes radioativos, entendendo os aspectos fenomenológicos químicos e seus impactos para a vida humana e para o meio ambiente.
UNIDADE III – IMPACTOS DA RADIOATIVIDADE NA MATÉRIA ORGÂNICA
· Identificar os tipos de desintegração radioativa, interação da radiação com a matéria e o decaimento radioativo.
· Detectar as fontes de radiação não-ionizante possíveis e as formas de atuação do profissional no trabalho com esses dispositivos.
· Identificar as fontes de radiação ionizante e avaliar seus efeitos biológicos no corpo humano.
· Identificar importantes segmentos de trabalho que aplicam a radioatividade em seus processos produtivos, avaliando os riscos físicos e biológicos em cada um dos casos.
UNIDADE IV – SEGURANÇA NO TRABALHO COM FONTES DE RADIAÇÃO
· Aplicar as práticas gerenciais e operacionais em ambientes de trabalho que operam com o uso de fontes de radiação ionizante.
· Identificar grandezas e unidades utilizadas em radioproteção e aplicar princípios, técnicas e equipamentos de proteção radiológicas de acordo com os tipos de fontes e modos de exposição.
· Aplicar técnicas, dispositivos e métodos de detecção de radiaçãoe procedimentos gerenciais e operacionais para descarte de rejeitos radioativos.
· Empregar técnicas, equipamentos e procedimentos em casos de acidentes e incêndios com elementos radioativos.
Comentários (0)
