Sobre este curso
EMENTA:
Fundamentos da Comunicação e elementos da teoria semiótica que dão suporte à análise comunicativa.
OBJETIVO: Este componente curricular visa empoderar estudantes e profissionais de design, arquitetura e ciências afins, dos fundamentos da semiótica, capacitando-os a aplicar seus conceitos nas diversas situações do cotidiano profissional.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA SEMIÓTICA
· Definir os conceitos de Linguagem, Signo e Semiótica, compreendendo sua aplicação nos diversos campos profissionais afins.
· Entender a dinâmica das significações e dos sentidos suscitados pelos signos, a partir da perspectiva peirceana, isto é, de Charles Sanders Peirce (1839-1914), principal expoente da ciência denominada Semiótica.
· Compreender o modelo triádico do signo, a saber: o signo, o objeto e o interpretante.
· Classificar e subdividir o signo em subpartes a partir da tríade: semiótica sintática, semântica e pragmática.
UNIDADE II– A FENOMENOLOGIA DA SEMIÓTICA
· Entender como a fenomenologia da semiótica se constituiu como ponto de partida para Peirce chegar aos três graus de fenômenos dos signos.
· Classificar e compreender os três graus de fenômenos dos signos: primeiridade, secundidade e terceiridade.
· Definir conceitos e compreender a fenomenologiados componentes da segunda tricotomia, a saber: ícone, índice e símbolo; relacionando-os, respectivamente, aos seus graus fenomenológicos.
· Executar e entender o passo-a-passo prático da análise de um signo a partir da observação de seus graus fenomenológicos e fundamentos.
UNIDADE III–SEMIÓTICA, IDEOLOGIA E O PRODUTO
· Discernir sobre a ideologia segundo Karl Marx como base para novas abordagens semióticas.
· Relacionar o conceito de ideologia e aos signos e, consequentemente, à semiótica.
· Entender a relação da ideia do produto com o signo.
· Compreender as dimensões da comunicação de um produto segundo a semiótica.
UNIDADE IV –DIMENSÕES DA COMUNICAÇÃO SEGUNDO A SEMIÓTICA
· Definir o conceito e entender as implicações da dimensão sintática da comunicação de um produto, à luz da semiótica.
· Compreender a dimensão semântica da comunicação de um produtoe suas implicações, segundo a semiótica.
· Entender as implicações e aplicações da dimensão pragmática na comunicação semiótica.
· Aplicar estratégias de solução para a problematização das relações entre as dimensões da comunicação segundo a semiótica, discernindo sobre as melhores práticas de aplicação desses conceitos em situações do mundo real.
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