Sobre este curso
mso-fareast-language:PT-BR">EMENTA:
none windowtext 0cm;padding:0cm">Fundamentos da Comunicação e elementos da
teoria semiótica que dão suporte à análise comunicativa.
none windowtext 0cm;padding:0cm">
mso-fareast-language:PT-BR">OBJETIVO: Este
componente curricular visa empoderar estudantes e profissionais de design,
arquitetura e ciências afins, dos fundamentos da semiótica, capacitando-os a
aplicar seus conceitos nas diversas situações do cotidiano profissional.
mso-fareast-language:PT-BR">
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
mso-fareast-language:PT-BR">
PT-BR">UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA SEMIÓTICA
·
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">Definir
os conceitos de Linguagem, Signo e Semiótica, compreendendo sua aplicação nos
diversos campos profissionais afins.
·
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">Entender
a dinâmica das significações e dos sentidos suscitados pelos signos, a partir
da perspectiva peirceana, isto é, de Charles Sanders Peirce (1839-1914),
principal expoente da ciência denominada Semiótica.
mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">
·
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">Compreender
o modelo triádico do signo, a saber: o signo, o objeto e o interpretante.
·
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">Classificar
e subdividir o signo em subpartes a partir da tríade: semiótica sintática,
semântica e pragmática.
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE II– A
text-transform:uppercase;border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;
padding:0cm">FENOMENOLOGIA DA SEMIÓTICA
color:black;background:white">
·
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">Entender
como a fenomenologia da semiótica se constituiu como ponto de partida para
Peirce chegar aos três graus de fenômenos dos signos.
·
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">Classificar
e compreender os três graus de fenômenos dos signos: primeiridade, secundidade
e terceiridade.
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">
·
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">Definir
conceitos e compreender a fenomenologiados componentes da segunda tricotomia, a
saber: ícone, índice e símbolo; relacionando-os, respectivamente, aos seus
graus fenomenológicos.
·
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">Executar
e entender o passo-a-passo prático da análise de um signo a partir da
observação de seus graus fenomenológicos e fundamentos.
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE III–SEMIÓTICA, IDEOLOGIA E O PRODUTO PT-BR">
·
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">Discernir
sobre a ideologia segundo Karl Marx como base para novas abordagens semióticas.
·
mso-themecolor:text1;border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;
padding:0cm">Relacionar o conceito de ideologia e aos signos e,
consequentemente, à semiótica.
·
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">Entender
a relação da ideia do produto com o signo.
·
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">Compreender
as dimensões da comunicação de um produto segundo a semiótica
mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">.
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE IV –DIMENSÕES DA COMUNICAÇÃO SEGUNDO A
SEMIÓTICA
mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">
·
mso-themecolor:text1;border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;
padding:0cm">Definir o conceito e entender as implicações da dimensão sintática
da comunicação de um produto, à luz da semiótica.
·
mso-themecolor:text1;border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;
padding:0cm">Compreender a dimensão semântica da comunicação de um produtoe
suas implicações, segundo a semiótica.
·
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">Entender
as implicações e aplicações da dimensão pragmática na comunicação semiótica.
·
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">Aplicar
estratégias de solução para a problematização das relações entre as dimensões
da comunicação segundo a semiótica, discernindo sobre as melhores práticas de
aplicação desses conceitos em situações do mundo real.