Sobre este curso
EMENTA:
Introduzir o aluno na complexidade do fenômeno da significação, desde a
conceituação e a discussão sobre a base tradicional semântica até as discussões
que analisam o vínculo com as questões pragmáticas da língua.
OBJETIVO:
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
UNIDADE I
·
Interpretar a importância de uma
abordagem significativa na aprendizagem de espanhol.
·
Contextualizar a fim de atribuir significados.
·
Identificar e solucionar problemas
relacionados aos elementos coesivos.
·
Executar atividades
semântico-pragmáticas.
UNIDADE II
·
Identificar como as mudanças semânticas
contribuem para as divergências no significado.
·
Depreender o significado na sentença.
·
Explicar conceitos na didática das
línguas, através de análise da neurobiologia da linguagem.
·
Desenvolver atividades por intermédio
da semântica argumentativa.
UNIDADE III
·
Interpretar as funções da lexicologia,
etimologia, fraseologia e morfologia. Estabelecer paralelo entre o significado
e posição acentual sob o viés semântico; Diferenciar enunciação e enunciado;
estimular o diálogo nas práticas de ELE.
·
Analisar as relações lógico-semânticas
entre as diversas partes do discurso e organizar estruturas linguísticas para
argumentar.
·
Estabelecer critérios de interpretação
nos contextos nocionais do subjuntivo.
·
Reconhecer recursos textuais de
referências; identificar os antecedentes no discurso.
UNIDADE IV
·
Possibilitar o conhecimento de
estratégias de direcionamento do discurso, de regras de progressão temática,
verificar e comparar as diferenças prosódicas.
·
Apontar a interpretação como processo
de mediação linguístico-cultural.
·
Relacionar os elementos linguísticos,
classes e estruturas que veiculam significações implícitas.
·
Oportunizar análises do discurso em
nível representacional.