SERVIÇO SOCIAL E PROCESSOS DE TRABALHO - DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA
em Ciências SociaisSobre este curso
EMENTA:
Conceito de Serviço Social.Evolução do Serviço Social: nível geral; contextos brasileiros. Qualidades técnicas do serviço social.Aplicação do Serviço Social no mercado.Obrigações a serem desempenhadas pelo assistente social. As concepções metodológicas que influenciaram o ensino do Serviço Social.Diretrizes que organizam o seu currículo. A organização do Serviço Social como uma profissão dentro dos contextos contemporâneos.Diferentes setores de atuação do Serviço Social.
OBJETIVO: Essadisciplina tem por objetivo abordar as características particulares do Serviço Social, destacando a sua evolução operativa no decorrer dos anos, a efetivação das funções profissionais do assistente social, suas obrigações, seus direitos, os métodos de ensino e a organização desse contexto profissional em suas diferentes esferas.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I –CONTEXTUALIZANDO O SERVIÇO SOCIAL
· Definir o conceito de Serviço Social, destacando suas funções e características nos contextos atuais.
· Discernir sobre a construção do Serviço Social como área de atuação, evidenciando a sua evolução ao longo dos anos.
· Evidenciara chegada do Serviço Social como profissão no Brasil, demonstrando as suas mudanças com o passar dos anos.
· Entender como o Serviço Social se associa ao capitalismo industrial, compreendendo o conceito deste último.
UNIDADE II – A DIMENSÃO TÉCNICA DO SERVIÇO SOCIAL
· Aplicar a regulamentação do Serviço Social, destacando os direitos e deveres do profissional dessa área.
· Compreender e aplicar o código de ética do assistente social a ser utilizado pelo profissional da assistência social.
· Identificar os órgãos que representam o serviço social, evidenciando as suas particularidades e funções.
· Entender o que define as instituições assistenciais, demonstrando a sua organização nos contextos contemporâneos.
UNIDADE III – O ENSINO DE SERVIÇO SOCIAL
· Entender o surgimento das escolas de Serviço Social e as suas principais características.
· Definir os conceitos fundamentais e entender as concepções do Tomismo e do Neotomismo no âmbito do ensino do Serviço Social.
· Compreender o Positivismo e o Funcionalismo como concepções de ensino do Serviço Social.
· Identificar as características do curso de Serviço Social, comentando as suas diretrizes curriculares.
UNIDADE IV – O SERVIÇO SOCIAL E OS CONTEXTOS ATUAIS
· Entendercomo o Serviço Social e o trabalho competitivo podem se relacionar no mercado atual.
· Compreender a atuação do profissional da área de Serviço Social, revelando seus principais desafios.
· Vislumbrar a esfera pública como um campo de atuação do assistente social.
· Perceber a esfera privada como uma área de atuação do assistente social.
Comentários (0)
