SISTEMA DE SAÚDE E ORGANIZAÇÃO DA_ATENÇÃO BÁSICA SAUDE DO HOMEM, ADULTO E IDOSO
em SaúdeSobre este curso
EMENTA:
Relações familiares. Envelhecimento biopsicosocial e ambiental. Condições crônicas de saúde. Assistência de equipes multidisciplinares à saúde do adulto e do idoso nas unidades de ESF. Epidemiologia do envelhecimento no Brasil. Indicadores de morbi-mortalidade nacionais e estaduais em saúde do adulto e idoso. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Pactos, políticas e programas de saúde do Adulto e do Idoso no Brasil e no mundo. Problemas mais comuns no Homem, Adulto e Idoso. Papel dos membros da equipe de ESF no planejamento de ações e avaliação de riscos em saúde do Homem, Adulto e Idoso. Relação médico-paciente. Ações da clínica e do cuidado nos principais agravos da saúde do Homem, Adulto e do Idoso.
OBJETIVO:
Esta disciplina visa munir o profissional de saúde dos conhecimentos e habilidades para aplicar fundamentos e práticas da atenção básica à saúde do homem, adulto e idoso.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DO HOMEM
· Compreender como se processa a atenção básica à saúde.
· Aplicar as políticas de saúde para públicos específicos.
· Entender aspectos peculiares sobre a saúde do homem.
· Identificar e avaliar a situação e as condições crônicas de saúde.
UNIDADE II – ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DO IDOSO
· Identificar os pactos políticos e programas de atenção à saúde.
· Entender o contexto sociopolítico da política pública de atenção ao idoso no Brasil.
· Compreender a política nacional de saúde da pessoa idosa.
· Identificar os indicadores de envelhecimento no idoso.
UNIDADE III – RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE E A SAÚDE DA FAMÍLIA
· Avaliar a relação entre médico e paciente no contexto da saúde da família.
· Identificar os modelos de relação médico-paciente e a atenção humanizada.
· Aplicar as estratégias de saúde da família.
· Compreender o funcionamento dos núcleos de apoio e assistência.
UNIDADE IV – POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A SAÚDE DA FAMÍLIA E DO HOMEM
· Entender a família como centralidade nas políticas públicas.
· Compreender o envelhecimento biopsicossocial e ambiental.
· Desenvolver o planejamento de ações na saúde.
· Avaliar riscos quanto à saúde do homem.
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